XI Fórum Internacional de Sepse - 2014 Realização: Instituto Latino-Americano de sepse

XI FÓRUM INTERNACIONAL DE SEPSE
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

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1.1 A data limite para o recebimento dos trabalhos será: 08/08/14 valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Não haverá prorrogação deste prazo. A submissão do trabalho não estará vinculada a inscrição no congresso.

2.1 Os trabalhos deverão ser encaminhados via on-line utilizando-se do formulário eletrônico disponível no site do evento.

2.2 Após a conclusão do processo, será encaminhado ao email cadastrado na inscrição o protocolo da submissão do trabalho.

3.1 Os trabalhos serão analisados pela Comissão Organizadora do XI Fórum Internacional de Sepse.

3.2 Terão preferencia os trabalhos inéditos, ainda não apresentados em outros congressos.

3.3 Somente serão aceitos trabalhos originais ou relatos de caso. Revisões de literatura, ainda que sistemáticas, não são aceitas e não serão consideradas na analise.

3.4 Na análise do mérito serão considerados o tipo de estudo, o desenho, a metodologia empregada, a adequação do cálculo amostral e da análise estatística, a forma de apresentação dos resultados e a pertinência das conclusões enunciadas. Cada trabalho será avaliado por dois pesquisadores que atribuirão notas aos mesmos. Serão recusados os trabalhos cuja nota média seja inferior a 2.5.

3.5 As notas serão atribuídas de acordo com os seguintes critérios

0 - Relatos de caso sem interesse, estudo com falhas graves metodológicas, incompletos ou com erros maiores de interpretação. QUALQUER revisão de literatura.

1 - Relato de caso de pouco interesse,

2 - Descrição de casos raros ou com intervenção incomum à maioria das UTIs, pequena série de casos relativamente comuns ou dados de epidemiologia normal de uma UTI

3 - Série de casos representativa da população descrita, estudo descritivo sem originalidade, mas metodologicamente correto, estudos descritivos com resultados preliminares; estudos metodologicamente corretos mas que não alcançam os critérios para nota 4.

4 - Estudos observacionais com seguimento adequado e desfechos clinicamente relevantes, não necessariamente original mas metodologicamente bem feito. Estudos randomizados bem desenhados, mas que não preencham os critérios para nota 5

5 - Estudo original, observacional ou com intervenção, randomizado ou não, controlado ou não, de grande interesse à especialidade, metodologicamente correto, com clareza nos seus objetivos, métodos, resultados e conclusões, com chance de impacto no conhecimento ou na prática.

3.6 A comunicação sobre a aprovação ou não, será através do correio eletrônico, pelo qual foi remetido o trabalho, até o dia 18/08/14.

3.7 Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento.

4.1 Um dos autores deverá estar inscrito no IX Fórum Internacional de Sepse até o dia 31.08.14. O valor da inscrição obedecerá o calendário progressivo estabelecido para o evento.

4.2 O resumo deverá ter no máximo 350 palavras e obedecer estritamente as regras de formatação abaixo anunciadas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise.

4.4 Título: incluir no retângulo o título completo do trabalho, primeira letra em maiúsculas e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras do português para utilização de maiúsculas.

4.5 Autores: escrever os nomes dos autores por extenso: os nomes serão separados entre si por vírgula. Ex. Flavia Ribeiro Machado, Reinaldo Salomão. O nome do apresentador deverá estar identificado.

4.6 Afiliação: Deve constar apenas a instituição principal de cada autor, sem NENHUMA menção à função do mesmo dentro desta instituição. Será permitida apenas a citação de uma instituição por autor. Colocar o nome por extenso, abreviatura entre traços (se for o caso) cidade (estado), país. Exemplo: Disciplina de Anestesiologia, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP), Brasil.

4.7 Texto do resumo:

Para artigos originais, utilizar parágrafos nas subdivisões (Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra em maiúscula). Não colocar introdução ou discussão como itens separados. Apenas esses quatro itens serão considerados e o restante do texto será deletado.

Os relatos de casos deverão conter uma breve introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos, ou seja, o resumo não deve ser estruturado.

Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.

Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.

Referências não são necessárias, mas podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 350 palavras.

5.1 Do formato dos pôsteres

A medida do pôster deverá ser no máximo de 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical).

O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas de 3 cm de altura. Abaixo do título, com letras menores, colocar os nomes dos autores e a instituição.

No texto, usar letras de 0,5 cm, que possam ser vistas a uma distância de 2 metros.

Fazer legendas para figuras e tabelas. Apresentar métodos, resultados e conclusões em seções separadas.

Os autores serão responsáveis pela afixação e retirada dos pôsteres nas datas e horários especificados pela Comissão Organizadora.

O apresentador deverá estar presente na data e horário determinado pela Comissão Organizadora, para a apresentação.

5.2 Do formato apresentação oral

O trabalho será apresentado na sessão especial “Espaço do Jovem Pesquisador”, durante o Fórum. As regras para apresentação serão encaminhadas posteriormente, junto com a carta de aceitação.

6.1 O certificado será impresso por trabalho contendo o nome do autor e co-autores.

O melhor trabalho oral será agraciado com o prêmio “Luiz Poli de Figueiredo”, no valor de R$1000,00

8.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

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